Home Urologia Pediatrica
Contactos
Curriculum
Clinicas
Urologia Pediatrica
 
Estenose da uretra

É um problema quase sempre adquirido. Pode ser resultado de manipulação da uretra com cirurgia ou com a passagem de aparelhos de endoscopia, ou então ser resultado de um traumatismo do períneo, com esmagamento da uretra contra a estrutura óssea da sínfise púbica.

Os pacientes fazem esforço para urinar, com jacto fraco. Pode haver dor ou ardor à micção. Por vezes Há sangue na urina.

O diagnóstico é feito pela realização de exames radiológicos - cistografia miccional e/ou uretrografia retrógrada - e por endoscopia da uretra.

Ampliar
Estenose da uretra bulbar pós-cirurgia endoscópica
   Ampliar
Estenose da uretra bulbar pós- fractura da bacia com trauma uretral
   
Ampliar
Estenose da uretra distal pós- cirurgia por hipospádias
   Ampliar
Aspecto endoscópico de uma estenose da uretra
   

Em alguns casos é possível fazer a correcção cirúrgica por endoscopia, no momento em que é feita a observação diagnóstica. Noutros casos é preciso recorrer a cirurgia aberta, com excisão da estenose e plastia da uretra.

Se simultaneamente ou em resultado da estenose da uretra existe um refluxo vesico-ureteral, até à resolução dessa estenose ele deve ter um tratamento médico, como qualquer outro refluxo. Depois da resolução da estenose, esse tratamento deve ser mantido durante alguns meses, pois o refluxo pode desaparecer espontaneamente após essa resolução. Caso o refluxo se mantenha, deve ter o tratamento convencional (ver secção sobre refluxo vesico-ureteral).