Home Urologia Pediatrica
Contactos
Curriculum
Clinicas
Urologia Pediatrica
 

Fimose

Trata-se de um aperto na abertura da pele que recobre a cabeça do pénis (a cabeça do pénis chama-se glande e a pele que a recobre chama-se prepúcio), que impede uma normal exteriorização da mesma. Não se consegue “arregaçar a pilinha” ou observa-se um aperto quando se consegue retrair o prepúcio.

Ampliar
Fimose
   

Quando esse aperto não desaparece espontaneamente, pode impedir uma adequada higiene da glande, com acumulação de secreções (esmegma) e facilitar a instalação de infecção local (balanite) ou até de infecção urinária.

Ampliar
Fimose muito apertada
   Ampliar
Esmegma acumulado
   

Se o aperto for muito importante, pode dificultar a micção, originando um prepúcio “em balão”.

 

Ampliar
   Ampliar
   
Ampliar
   

A longo prazo, a fimose dificulta as relações sexuais, com redução significativa do prazer. A glande e o revestimento interno do prepúcio têm um grande número de terminações nervosas que são transmissoras de sensações agradáveis, quando convenientemente expostas no acto sexual. Além disso, o anel da fimose pode apertar o pénis durante a erecção, com dor.

No caso de impedir uma higiene adequada da glande pode facilitar, a longo prazo, o desenvolvimento de tumores malignos da glande.

Por todas estas razões, desde a antiguidade e em várias civilizações se realizou uma cirurgia correctiva chamada circuncisão. Nesta cirurgia é retirada toda a pele que cobre a glande, deixando esta exposta. O pénis fica com um aspecto diferente e menos sensível (dado que a parte interna da pele que recobre a glande é muito rica em inervação e contribui para o prazer sexual).

Há ainda outras técnicas cirúrgicas para resolver o problema do aperto, sem retirar a pele do prepúcio. A que dá melhores resultados estéticos e funcionais é a plastia do prepúcio, que consiste num alargamento da zona de aperto, sem qualquer excisão. Mantêem-se um aspecto normal e toda a sensibilidade peniana.

Aspecto do pénis após plastia do prepúcio

Ampliar
Aspecto do pénis após plastia do prepúcio
   Ampliar
Aspecto do pénis após plastia do prepúcio
   
Ampliar
Aspecto do pénis após plastia do prepúcio